AÇÃO DE SAÚDE

HFASP realiza Campanha de Prevenção ao Glaucoma

Durante a ação, médicos oftalmologistas realizaram atendimentos com exames preventivos e orientações
Publicada em: 30/05/2023 16:38
Imprimir
Fonte: HFASP, por Capitão Lustosa
Edição: Agência Força Aérea

O dia 26/05 é dedicado ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, e o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, no dia 18/05, a Campanha de Prevenção ao Glaucoma, voltada à conscientização da doença e à importância da realização do exame preventivo.

Na ocasião, a Capitão Médica Oftalmologista Maria Beatriz Cordeiro de Noronha Pessoa, ministrou para o efetivo do HFASP uma palestra sobre o Glaucoma e ressaltou a importância do tema. “De acordo com publicação do Colégio Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que de 2% a 3% da população brasileira, com idade acima de 40 anos, possa ter a doença. O número representa, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas. De modo geral, a recomendação é para que todos os pacientes, com idade acima de 40 anos ou que se enquadrem no grupo, realizem consulta com o oftalmologista pelo menos uma vez por ano", pontuou.

A Campanha também se estendeu ao ambulatório de Oftalmologia do HFASP, visando orientar e incentivar os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) a cuidarem de sua saúde ocular. Durante a ação, os médicos oftalmologistas realizaram atendimento aos pacientes, por meio de aplicação de questionário sobre risco de glaucoma, exames de tonometria de aplanação e biomicroscopia de fundo. No período da manhã, foram atendidos 46 pacientes.

O senhor Ricardo Luiz Pereira, que participou da iniciativa, comentou sobre a relevância dos exames de rotina na manutenção da saúde. “Esse exame é muito importante para manter a saúde da visão e prevenir essa doença. A campanha é valiosa para nos ajudar a lembrar dessa importância", finalizou.

Entenda a enfermidade

O glaucoma é uma doença crônica que provoca a atrofia do nervo óptico, estrutura responsável por transmitir o que o olho enxerga ao cérebro para, assim, formar a visão. A doença é o principal causador de cegueira evitável no mundo.

Fonte: Sargento Chaves / HFASP